• Seg - Sex: 8.00 - 18.00 hs

O papel do Gestor de Manutenção no contexto Industrial

O gestor de manutenção é o profissional responsável por gerenciar, planejar e organizar as atividades de manutenção, instalação, retrofits de máquinas e equipamentos de empresas em diversos setores empresariais, tais como, indústria, comércio e serviços. Atuando na gestão de todas as modalidades  (mecânica, elétrica, eletrônica, automação, predial, etc.) e aplicando de forma estratégica os tipos de manutenção (preditiva, preventiva e corretiva) de acordo com a criticidade de cada equipamento, além de fazer a gestão de toda a equipe de manutenção,  buscando otimizar todos os recursos os quais ele é responsável, seja mão de obra própria, terceirizada ou ainda seu custo de manutenção.

Ele é o principal responsável em manter os ativos da empresa em condições adequadas, proporcionando estabilidade operacional para sua empresa garantir as entregas a seus clientes, sendo este o principal foco de toda a organização.

Este profissional, precisa equilibrar a necessidade de atuar de maneira estratégica, entendendo as necessidades do negócio, garantindo o atendimento a diversas exigências internas e externas, sem perder de vista o entendimento e a importância de observar o que acontece no chão de fábrica.

É necessário possuir habilidades com gestão de pessoas, organização, comunicação, negociação e visão estratégica. Ele, juntamente com sua equipe, deverá gerenciar os principais indicadores de performance do setor, como: MTBF (tempo médio entre falhas), MTTR (tempo médio pra reparo), Disponibilidade, Custos de Manutenção, entre outros. O gestor de manutenção precisa atuar fortemente para redução dos índices de indisponibilidade de máquinas devido a quebras, para isso é necessário ter ferramentas de análise para identificação dos principais modos de falhas e corrigir de maneira a eliminar as causas destes eventos indesejados. Certamente um dos principais desafios enfrentados pelo gestor de manutenção é o equilíbrio entre a estratégia e a execução das atividades do dia a dia.